DIFERENÇAS ENTRE O CÂMBIO AUTOMÁTICO E AUTOMATIZADO
- Rodrigo Oliveira

- 18 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de jul. de 2024
Olá, leitores do blog SOS Câmbio Automático! Hoje vamos falar sobre um tema que gera muitas dúvidas: as diferenças entre o câmbio automático e o automatizado. Para aprofundar ainda mais o assunto, recomendamos que assistam ao vídeo disponível aqui. (PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE CÂMBIO AUTOMÁTICO E AUTOMATIZADO)
DIFERENÇAS ENTRE O CÂMBIO AUTOMÁTICO E AUTOMATIZADO
O câmbio automático é composto por engrenagens planetárias ligadas ao motor por meio de um conversor de torque, dispensando a necessidade da embreagem de fricção. A variação de rotação e velocidade do veículo muda a pressão do fluído hidráulico e provoca a abertura e fechamento de válvulas que comandam a troca automática de marchas. Válvulas que nos carros atuais são comandadas por um sistema computadorizado.
Câmbio Automatizado
O câmbio automatizado funciona com os mesmos componentes do tradicional câmbio manual, como a embreagem e a caixa de marchas. A diferença é que, nesse sistema, existem sensores que analisam o funcionamento do motor e enviam sinais para os atuadores, responsáveis por fazer as mudanças de marchas automaticamente.
Resumidamente, o câmbio automatizado surgiu como uma versão mais barata do câmbio automático, pois ele é como um câmbio manual que trabalha com peça chamada atuador hidráulico. Ele atua como se fosse nossa perna, pressionando a embreagem, e como nossa mão, trocando a marcha.
Conclusão
Ambos os sistemas têm suas vantagens e desvantagens, e a escolha entre um e outro depende muito do perfil e das necessidades do motorista. O câmbio automático oferece uma condução mais suave, enquanto o automatizado é geralmente mais acessível.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer as diferenças entre o câmbio automático e o automatizado. Se você tiver mais perguntas, não hesite em nos contatar ou deixar um comentário abaixo. Até a próxima!




Comentários