BRASIL X ARGENTINA, quem está se saindo melhor na pandemia no quesito mercado automobilístico?
- Rodrigo Oliveira

- 25 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Segundo a Revista Auto Esporte:
"Apesar dos sérios problemas econômicos existentes na Argentina, o mercado de veículos do país tem sofrido menos com a pandemia do novo coronavírus do que o do Brasil. Em maio, por exemplo, enquanto aqui as vendas caíram 75% em relação ao mesmo mês do ano passado, na Argentina a retração foi de 43%.

Ainda segundo, Marli, colunista da Auto Esporte, no país vizinho existe uma peculiaridade em relação ao automóvel que nem um vírus mortal é capaz de destruir. O argentino compra carro não apenas como meio de transporte, mas também com a finalidade de proteger seu dinheiro. Vários motivos o levam a isso.
Um destaque argentino é a alta do dólar, o que faz com que, produtos importados, cujos preços se baseiam no dólar oficial, atraem o consumidor argentino. É uma forma de ele se “dolarizar”, como diz um economista argentino, ou de fazer um investimento seguindo seu costume. Alguns também compram carros com o dinheiro obtido por meio da venda de dólares nas casas de câmbio do mercado negro.
O Brasil com o passar dos anos tem deixado de investir há anos no ramo. Entretanto, dados econômicos demonstram que, na pandemia, alguns consumidores aproveitaram algumas oportunidades para trocar o veículo.
Quem iria viajar e tinha guardado dinheiro para isso, resolveu investir essa grana na compra de seu carro, ou que comprou dólares antes e agora com esse aumento aproveitou e retirou o investimento para realizar o sonho de ter seu próprio carro.
Brasil e Argentina sempre tiveram uma grande concorrência futebolística e fronteiriças, mas agora quando se fala em automobilismo, neste cenário atual, a nossa vizinha tem se saído melhor do que os pentacampeões.
Que o Brasil possa mudar esta história e marcar um gol econômico não é mesmo?
Fonte: Revista Auto Esporte. Disponível em:https://revistaautoesporte.globo.com/revista/noticia/2020/08/para-o-argentino-carro-ainda-e-investimento.html

Comentários